A Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC) nasce com o objetivo de implementar e otimizar as condições de mercado, tecnológicas e regulatórias desse segmento no Brasil.
1º de agosto de 2023 – A partir desta terça-feira, 1º de agosto, o Brasil passa a contar com uma nova entidade com foco no fomento do mercado de hidrogênio e combustíveis sustentáveis no Brasil. A Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC) nasce com o objetivo de implementar e otimizar as condições de mercado, tecnológicas e regulatórios desse segmento, cujo potencial de investimentos no Brasil é de 200 bilhões de dólares nos próximos 20 anos, de acordo com projeção da consultoria McKinsey & Company.
Sérgio Augusto Costa, fundador e presidente da ABHIC, destaca que “em função da alta demanda por Hidrogênio Verde pela Europa, em especial na Alemanha, o Brasil tem um potencial enorme para se tornar o melhor lugar para produzir esse insumo. Desta forma, ABHIC irá atuar para contribuir com a regulamentação e a estruturação do mercado nacional e tornar o Brasil um dos líderes no fornecimento desta commodity. A partir do momento de abertura e desenvolvimento do mercado brasileiro, segundo o executivo, o País terá diferenciais competitivos que o colocam à frente de outras nações.
O escopo de atuação da ABHIC consiste na busca pela representação de interesses setoriais junto ao poder público, incluindo órgãos do Poder Executivo e Legislativo e Agências Reguladoras, empresas nacionais e internacionais e a academia. Além disso, a entidade terá uma atuação ativa para trazer para o Brasil as principais práticas de mercado a nível global.
O presidente da ABHIC, que possui mais de 20 anos de experiência no setor elétrico e acumula passagens por grandes empresas do segmento, ressalta que a grande diferença da ABHIC é sua atuação com empresas de diferentes setores, com foco na transição energética.
“Não podemos focar somente no hidrogênio verde, temos que atuar também com as empresas que utilizam os demais combustíveis, inclusive os de origem fóssil e estão comprometidos em se adequar para a utilização de combustíveis sustentáveis. Isso é parte essencial da transição energética”, destaca o presidente da ABHIC.
A ABHIC reunirá empresas de todos o País e de toda a cadeia de produção do Hidrogênio, em especial dos segmentos de energia, transportes, petróleo, mineração, siderurgia e químicos, entre outros. Além de contar com a experiência de profissionais com ampla atuação no mercado, a entidade é parceira da Associação Alemã de Hidrogênio e Células de Combustível (DWV), a qual tem atuado por uma indústria sustentável de Hidrogênio desde 1996 na Alemanha, o maior mercado consumidor de Hidrogênio no mundo.
Sobre a ABHIC:
A Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC) é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que tem como missão implementar e otimizar as condições de mercado, tecnológicas e regulatórias necessárias para o desenvolvimento do hidrogênio e dos combustíveis sustentáveis no Brasil.
A ABHIC representa não somente as empresas de Hidrogênio Verde, mas também as organizações que atuam com Hidrogênio Cinza, Marrom e Azul, ou seja, as empresas que utilizam hidrogênio produzido a partir de combustíveis fósseis, mas que são comprometidas em realizar a transição energética para a economia sustentável por meio do Hidrogênio Verde.
A entidade é parceira da Associação Alemã de Hidrogênio e Células de Combustível (DWV), a qual tem atuado por uma indústria sustentável de Hidrogênio desde 1996 na Alemanha, o maior mercado consumidor de Hidrogênio no mundo. Conheça mais detalhes sobre a ABHIC acessando o site, LinkedIn, Instagram e Facebook da associação.