Criação da ABHIC tem como objetivo fomentar os mercados nacionais de hidrogênio verde e de combustíveis renováveis
O Brasil passou a contar, nesta terça-feira (1º), com mais uma entidade voltada para o desenvolvimento das fontes de energia renovável. Trata-se da ABHIC (Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis).
A entidade nasce com objetivo de (como seu próprio nome já sugere) fomentar os setores de hidrogênio e de combustíveis sustentáveis no país, contribuindo com a regulamentação e a estruturação do mercado.
Sérgio Augusto Costa, fundador e presidente da ABHIC, destaca que em função da alta demanda por hidrogênio verde pela Europa, em especial na Alemanha, o Brasil tem um potencial enorme para se tornar um grande produtor do insumo e se tornar um dos líderes no fornecimento desta commodity.
Segundo o executivo, o país terá diferenciais competitivos que o colocam à frente de outras nações. “O escopo de atuação da ABHIC consiste na busca pela representação de interesses setoriais junto ao poder público, incluindo órgãos do Poder Executivo e Legislativo e agências reguladoras, empresas nacionais e internacionais e a academia”, disse Augusto Costa.
A entidade também promete trazer para o Brasil as principais práticas de mercado a nível global. “Não podemos focar somente no hidrogênio verde, temos que atuar também com as empresas que utilizam os demais combustíveis, inclusive os de origem fóssil e estão comprometidos em se adequar para a utilização de combustíveis sustentáveis. Isso é parte essencial da transição energética”, destaca o presidente da ABHIC.
Clique aqui para conferir a reportagem original.